Informações práticas


Serviços de emergências

Números acessíveis a partir de qualquer telefone ligado as redes francesas.

  • Polícia : 17
  • Bombeiro, resgate : 18
  • SAMU (Pronto socorro) : 15

Perda ou roubo

  • Documentos : faça um boletim de ocorrência na delegacia de polícia, en seguida entre em contato com o consulado.
  • Objetos : solicite na delegacia de polícia o numero do serviço “achados e perdidos”. A SNCF (rede ferroviária) têm seus proprios serviços.
  • Carro : registrar uma queixa na delegacia de polícia, que encaminhara para a locadora.
  • Cartão de crédito : Entrar em contato diretamente com as operadoras.

Fusos Horários

Diferença oficial : mais quatro horas. Se são 15h em Brasília, são 19h em Paris.
Horário de verão francês : mais cinco horas. Esse período vai do último domingo de março até o último domingo de outubro. Nesse período, se são 15h em Brasília, são 20h em Paris.
Horário de inverno francês : mais três horas. Nos estados brasileiros que aderem ao horário de verão entre o terceiro domingo de outubro e o terceiro domingo de fevereiro, a diferença passa a ser de mais tres horas, enquanto nos demais, permanece a diferença de mais quatro horas. Nesse caso, se são 15h em Brasília, são 18h em Paris


Telefone, Internet e Wi-fi

Para ligar para o Brasil fazer o (0055) antes do numero desejado. Seja para navegar na internet ou enviar e-mails, à Tours você tem a possibilidade de estar online em varios lugares. Cafés, brasserias, e mesmo na recepção do nosso escritório de turismo !


Horários de funcionamento do comércio

Nas principais ruas comerciais de Tours, as lojas abrem entre 9h e 10h e fecham por volta de 18h ou 19h. Elas fecham normalmente entre 12h e 14h. E permanecem fechadas nas segundas de manhã, domingos e feriados. Vale lembrar que brasileiros podem beneficiar de uma “détaxe” oferecida à turistas de fora da União Européia. Basta solicitar o formulário de reembolso, em compras acima de 175 euros, que tenham sido efetuadas no mesmo dia e numa loja que tenha o selo Tax-Free. Informe-se sobre as modalidades antes de fazer suas compras !


Hotelaria

Os hotéis franceses são homologados e controlados pela administração que os classifica em seis categorias: sem estrelas, 1 estrela, 2*, 3*, 4* e 4* L (Luxo). Todos devem fixar seus preços TTC (incluindo impostos) no exterior do hotel e dos quartos.


Seguros

Contrate o serviço de uma empresa de seguro ou assistência de viagem que lhes cobrirá no caso de doenças ou de acidentes na França. Para os brasileiros, a cobertura mínima exigida é de 30 mil Euros.


Refeições

A Tours, você encontrará todos os tipos de restaurantes, de pequenos endereços simples e simpáticos aos restaurantes gastronômicos de renome, passando pelas brasseries (restaurantes onde se servem cervejas), auberges (albergues), salões de chá...

  • Horários :
  • Café da manhã, entre as 7 e 9 horas
  • Almoço, entre 12 e 14 horas
  • Jantar, por volta das 20 horas (serviço limitado à partir de 21h30)

Transportes

Nas saidas dos aeroportos Roissy e Orly, a Air France oferece um serviço de ónibus que param nos principais pontos da cidade de Paris, inclusivo na estação ferrovíaria de Montparnasse, porta de entrada da nossa região.



Cidade de Tours


Nos restaurantes, a garrafa de água e o pão estão incluídos no preço indicado, inclusive o serviço, embora seja hábito deixar gorjeta.