Gastronomia


A Touraine e suas especialidades

Prá quem sonha fazer uma viagem desfrutando de belezas naturais, de lindas cidades, de muita história,dos castelos mais deslumbrantes do mundo, e que é amante de uma boa mesa, nada se compara à um passeio gastronômico pelo Vale do Loire. A cidade de Tours faz parte da seleta lista “Cité de la Gastronomie” desde 2013. Ao atravessar as portas do Vale do Loire, prepare-se à um desfile de sabores inimagináveis : aqui, a gulodice é uma arte de viver!




Uma profusão de especialidades no cardápio

A cozinha da região é uma verdadeira instituição : carnes e frios estão no alto do podio ! A géline (raça de galinha preta) e o cordeiro de Touraine, completam o leque de carnes saborosas, com o famoso selo de qualidade “label rouge”. Quanto aos “rillons” e “rillettes” de Tours, eles representam a excelência dos frios do Vale do Loire há vários séculos. E claro, não podemos esquecer dos deliciosos peixes do rio Loire !.
Para os amadores de queijo, a Touraine enaltece o queijo de cabra, que se declina em Apelações de Origem Controlada (AOC), sendo os mais conhecidos o Sainte-Maure de Touraine (tronco famoso pelo palhinha que o atravessa) e o Selles-sur-Cher (um outro tronco conhecido, que tem uma crosta finamente azulada).


O “Terroir” do Vale do Loire

Terra de harmonia e equilibrio entre o homem e a natureza, a horticultura é uma antiga tradição da região. Os pomares do Vale do Loire estão sempre cheios de frutas: destaque para as maçãs, pêras e cerejas. Outra ocasião de descobrir a riqueza e os sabores do “terroir”, são as feiras livres. Os “marchés gourmands”, localizados em diversos pontos da cidade, são lugares únicos e ponto de encontro entre os produtores locais e consumidores.
À procura de um toque açucarado para finalizar uma refeição ou um lanche ? Você encontra no Vale do Loire, uma grande variedade de guloseimas e massas finas (pâtisseries) : nougat de Touraine, fouaces e para a sobremesa, a incontornável tarte tatin !

Para os amantes de uma boa mesa, o bairro do
« Vieux Tours » é incontornavel :
convivialidade garantida nos terraços de café e restaurantes da praça Plumereau !